Primeira atitude para combater os quilinhos extras: tirar o macarrão de cena, certo? Nem sempre! Se você combiná-lo a uma porção de proteína magra (peito de peru, peixe, queijo cottage) e outra de gordura boa (azeite de oliva), essa delícia perde o poder de alargar a cintura. Isso acontece porque esses nutrientes são capazes de reduzir o índice glicêmico (IG) do carboidrato. Ou seja, a massa vira açúcar no sangue mais devagar, evitando picos glicêmicos e, conseqüentemente, a produção excessiva de insulina – hormônio que estoca gordura.
Se a massa for acompanhada de hortaliças, melhor! “As fibras das verduras e legumes ajudam a prolongar a saciedade, acabando de vez com aquela história de você sentir fome meia hora depois de comer um prato farto de macarrão”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.
O tamanho da porção conta muito na dieta. Então diminua a quantidade da massa e, claro, esqueça a molho quatro queijos. Sugestão: experimente as receitas desta reportagem. Além de leves e deliciosas, valem por uma refeição completa.
Mas, antes de colocar a mão na massa, siga outras sugestões para “emagrecer” o macarrão.
• Prefira massa integral. Por ser rica em fibras, tem um IG mais baixo que a massa refinada. Há várias opções no mercado.
• Outra boa opção é a massa de grano duro (grão duro, em português). Leva a sêmola do trigo, um tipo de amido mais resistente e, por isso, com um IG moderado. Leia o rótulo: as massas italianas são tradicionais em grano duro, mas há versões nacionais.
• Cozinhe o macarrão al dente. Para isso, retire-o do fogo ainda firminho. Quanto mais mole a massa, menos resistente fica o amido, que passa a ser transformado em açúcar no sangue num piscar de olhos.
fonte: Revista Boa Forma (setembro/2008.)
"Dentro dela tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de acreditar outra vez. Ela tem aquele gosto doce de menina romântica e aquele gosto ácido de mulher moderna.” Caio Fernando Abreu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
NOVO BLOG!
Pessoal segue o endereço do meu novo blog: http://saudavelebelaaos40.blogspot.com Aguardo vcs todos por lá Bjos....
-
A Liz me indicou prar responder esta pequena e inofensiva entrevista. Eu fico grata a ela e respondo com muito prazer. 1 - Por que resolveu ...
-
Ela é um exemplo de mulher que venceu o tempo, pois é muito dificil chegar aos 45 anos de idade (acreditem, é essa idade mesmo) mãe de 3 fil...
11 comentários:
Olá, passei peloblog da Cintia e te encontrei lá. Gostei muito do que vi e vou te linkar, ok?
Iniciei minha RA semana passada, ainda não me pesei, mas já me sinto mais leve e mais confortável.
Beijinhos e saúde pra vc e mamãe.
super legal esta reportagem, eu AMO macarrão
beijos querida, fica com Deus
Parabéns atrasados pelo niver, tudo de bom para você!
E que bolo gostoso foi esse hem? Menina, eu babei aqui ao ver a foto, senti até o gostinho da cobertura, hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!
rs
Sobre a reportagem, excelente e correta. Ninguém precisa tirar macarrão do cardápio, o que precisa é ter bom senso e aprender a usar a criatividade para que ele fique delicioso, mas também nutritivo.
Eu costumo fazer com legumes, fica uma delícia. Não faço muito seguidamente, porque não era mesmo meu costume comer tanto macarrão assim. Beijinho, continue firme!
Beth
http://aconquista.zip.net
Oi Ada! Adorei sua postagem sobre massa! E també passei pra te agradecer o recadinho! Já coloquei seu nome na lista para o sorteio!
Beijos minha linda!
Olá, Ada.
Como você está na luta para emagrecer talvez tenha interesse no livro que escrevi sobre o açúcar (O livro negro do açúcar) Tem o livro propriamente dito, e uma versão digital disponível gratúitamente na internet (4shared). O livro tem a vantagem de estar revisto e melhorado.
Um abraço
Oi! Estava dando umaolhada no seu blog, gostei muito! Tb estou na luta contra os quilos extras! Passe no meu tb: www.adietacontinua.blogspot.com
Bjks!
Olá! Interessante esse finalzinho a respeito de não cozinhar muito o macarrao...E eu que achava que espaguete para ser bom tinha que grudar na parede...
bjus
Olá! Interessante esse finalzinho a respeito de não cozinhar muito o macarrao...E eu que achava que espaguete para ser bom tinha que grudar na parede...
bjus
Estou sentindo a sua falta. Mande noticas suas e de sua mãe.
abraços e fiquem nos braços do Pai, Amém
Escrita pensativa neste blog, assuntos assim dão motivação a quem quer que observar neste blog .....
Escreve mair quantidade de este sítio, a todos os teus utilizadores.
Postar um comentário