14 de junho de 2015

Calcular o IMC é ilusão


"Quando acreditamos estar acima do peso, fazemos o calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) para tirar a prova. Mas é importante saber que esse cálculo pode fazer você acreditar que está em forma ou não de maneira ilusória.
Para quem não sabe, o IMC é um número obtido pelo seguinte cálculo: peso dividido por altura vezes altura. Existe um parâmetro (que não deve ser seguido) que usa seu IMC para determinar se você está ou não acima do peso. 

Se o resultado da sua conta der menor que 18,5, você está abaixo do peso.
Se seu IMC calculado resultar em um número entre 18,5 e 24,9, você está com o peso normal.
Se seu cálculo de IMC der entre 25,0 e 29,9, você está com sobrepeso.
Se o resultado do seu IMC for entre 30,0 e 34,9, você está com obesidade grau I
Se seu IMC estiver entre 35,0 e 39,9, você está com obesidade grau II
Se o IMC calculado obtiver um número elevado a 40,0, você está com obesidade grau II
Mas isso não pode ser levado a sério. Sabe por quê? Porque músculos pesam mais que gordura. Vamos acompanhar um cálculo feito do IMC do Mike Tyson na época que ele estava no auge. Ele pesava 100kg e media 1,80, isso resultava em um IMC de 30,86 (obesidade grau I). Mike Tyson era gordo? Não, ele possuía apenas 8% de gordura no corpo e nem de longe era visto como uma pessoa obesa.
Desmistificado o mito do IMC como referencia, vamos ser sinceros. Sabemos quando estamos à cima do peso e não é um cálculo que vai afirmar ou nos convencer do contrário. Para ficarmos em forma, precisamos malhar, cuidar do que comemos e tomar alguma suplementação para nos ajudar a chegar em um objetivo. Por exemplo, se você quer ser forte, uma Creatina ou Whey Protein podem ajudar muito, mas sempre procure ajuda de um médico nutricionista esportivo para uma avaliação, se esta tudo ok com exames, se não tem reações alérgicas. Se quer perder peso, um termogênico pode ser um grande aliado nessa busca (matcha, chá verde, pimenta, gengibre são ótimos termogênicos naturais). Seja honesto com você e se empenhe. Você verá os resultados"

fonte: Manual da Musculação

Bom dia pessoal...resolvi postar essa informação porque faço atividade física (musculação) e recebi recentemente minha avaliação física e vi que meu peso normal jamais seria 60 kg, pois leva em conta como citado acima quantidade de gordura corporal, biotipo físico (tenho ossos grandes e fortes, ombros largos)...meu peso normal varia entre 63 e 66 kg, detalhe meço 1,58 de altura e muitos acham que é um absurdo (a principio também achei)...por isso o texto alerta para que se faça uma avaliação para saber realmente qual o seu peso ideal para não cair na ideia de que peso ideal deve ser 10 kg abaixo da sua altura...fica a dica ;)

Bjos...e um ótimo domingo... =)

NOVO BLOG!

Pessoal segue o endereço do meu novo blog: http://saudavelebelaaos40.blogspot.com Aguardo vcs todos por lá Bjos....