29 de maio de 2015

Comer a fruta ou tomar o suco??..qual a melhor pedida???

Bom dia pessoal!!!

As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos. Por isso, são muito importantes na alimentação diária de uma pessoa que quer manter o cardápio bem equilibrado. Saborosas, nutritivas e de fácil digestão, elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra doenças e ainda ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue. 



Mas você sabe qual é a melhor forma de consumir frutas? Em pedaços ou em sucos naturais? 

A nutricionista Edeli Simioni de Abreu, professora dos cursos de nutrição e farmácia do Mackenzie, acredita que ambas as formas de consumo da fruta são boas para o organismo. “Tanto o suco quanto a fruta “in natura” são recomendados para quem quer ter uma alimentação saudável. Ao comer a fruta, temos os benefícios das fibras e de algumas vitaminas mais voláteis, que se perdem no preparo dos sucos, mas eles também são uma ótima opção”, disse Edeli. 

Para Edeli Simioni de Abreu, ao contrário do que muitos pensam, a grande parte dos nutrientes das frutas não se perde durante o preparo dos sucos, eles apenas diminuem ou aumentam devido à porção utilizada. “O que ocorre na maioria das vezes é o aumento ou a diminuição da porção. Ao fazer um suco de mamão, por exemplo, a pessoa acrescenta água, e, por isso, não terá a mesma quantidade da fruta se ela fosse ingerida ‘in natura’. Com a laranja acontece o inverso. Para fazer um copo de suco são necessários duas ou três frutas”, disse. 

Cuidados com o preparo 
A melhor forma de preservar os nutrientes de uma fruta nos sucos é consumi-los imediatamente após seu preparo, pois isto evitará que algumas vitaminas se percam devido ao contato com o ar ou a luz. “Os sucos também são uma ótima opção, mas devem ser consumidos logo após o preparo, para que não perca as propriedades naturais”, recomendou a nutricionista Edeli. 

“Quanto mais tempo demoramos a consumir o suco, maior é a perda das vitaminas que oxidam na presença da luz e do oxigênio, como é o caso da vitamina C. Assim, para diminuir a perda destes nutrientes, o ideal é não coar os sucos e consumi-los, de preferência, imediatamente após o preparo, ou conservá-los em uma jarra escura dentro da geladeira”, concordou Elizabete De Paola, sócia-diretora de desenvolvimento da Vital Nutri. “É importante fazer o suco com todas as partes comestíveis da fruta, não separar nada e não coar, pois assim não se perdem as fibras”, completou Edeli. 

Também vale lembrar que é muito importante tomar todos os cuidados com a higiene e levar muito bem as frutas, principalmente as que são ingeridas com casca, durante o preparo dos sucos ou ao consumi-las “in natura”. 

Sucos industrializados 
O mercado oferece inúmeras opções de sucos prontos, concentrados ou de polpas congeladas. Assim como em todos os outros tipos de alimentos, o ideal é preferir a forma “in natura” no lugar da industrializada, mas eles também preservam muitos dos nutrientes encontrados nas frutas. 

“A vitamina C é a que mais sofrerá degradação no processo de fabricação das polpas congeladas e dos sucos industrializados. O que as indústrias fazem para conservar o valor nutricional dos sucos é a incorporação de vitamina C ou do ácido cítrico”, disse Vânia Delariva, consultora da Nutriz Nutricional e Saúde. “Às vezes, os sucos industrializados tem até mais nutrientes porque são acrescidos de vitaminas e minerais”, conclui Edeli. 

Confira os principais benefícios que algumas frutas trazem o para nosso organismo 

Abacaxi 
Possui efeitos digestivos, diuréticos e antitérmicos. Acalma a garganta e cura laringites. 

Açaí 
É considerado um antioxidante natural e facilita a eliminação de radicais livres devido ao seu alto teor de vitaminas E e C. 

Acerola 
Muito rica em vitamina C e outros nutrientes, ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados. 

Laranja 
Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C e ajuda a combater e prevenir resfriados, gripes e febres. 

Maçã 
Auxilia na tonificação do organismo, reduz as chances do colesterol se depositar nos vasos sanguíneos e contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão. 

Mamão 
Rico em vitamina A, combate a artrite, facilita a digestão e protege o intestino. 

Manga 
Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue. 

Maracujá 
Tem propriedades anti-sépticas, reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e é utilizado como calmante. 

Melão e melancia 
Possuem propriedades diuréticas e auxiliam no funcionamento dos rins. 

fonte: Federação Paraense de Ciclismo

17 de maio de 2015

Benefícios do gengibre para saúde

Muitos torcem o nariz pra ele...mas faz um bem danado e ainda ajuda a emagrecer...se não consegui lhe convencer, clique no link abaixo e leia esse artigo interessante sobre o gengibre..



10 benefícios do Gengibre

Beijos e um ótimo domingo a todos =)

NOVO BLOG!

Pessoal segue o endereço do meu novo blog: http://saudavelebelaaos40.blogspot.com Aguardo vcs todos por lá Bjos....