24 de fevereiro de 2008

Consumo de grãos integrais traz grandes benefícios à saúde


A redução no consumo de calorias ajuda a perder peso, porém, quando ela é acompanhada de um maior consumo de grãos integrais, há maior redução na gordura abdominal e nos níveis de uma proteína inflamatória no sangue chamada de proteína C reativa (PCR). Essa foi a conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos com 50 pessoas que apresentavam síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como gordura abdominal e pressão alta. Todos os participantes tiveram que cortar o consumo de calorias por 12 meses, mas apenas metade deveria consumir grãos integrais. No final, todos haviam perdido de 3,5 a 4,5 kg de peso, mas aqueles que consumiram alimentos integrais perderam mais gordura abdominal e tiveram uma significativa redução nos níveis de PCR, que ficaram inalterados nos que continuaram comendo alimentos feitos de farinha.

O consumo de alimentos saudáveis, ricos em fibras e baixa taxa de gorduras, assim como a prática de atividades físicas regulares é um fato advogado por muitos profissionais da área da saúde. A aplicação de hábitos como esses está associada a uma vida saudável e a um menor risco de doenças como a hipertensão, o estresse e o diabetes.

Um estudo, produzido por pesquisadores da Universidade de Oslo, Noruega, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition, de junho deste ano, traz os resultados de uma pesquisa feita sobre o uso de grãos integrais, com o intuito de descobrir, se a ingestão desses alimentos, seria capaz de reduzir a ocorrência de doenças inflamatórias.
Mulheres na pós–menopausa, entre 55 e 69 anos, foram selecionadas em 1986 e acompanhadas por 17 anos. Essas voluntárias receberam de 4 a 19 porções de grãos integrais por semana e posteriormente foram comparadas às que raramente ou nunca se alimentavam com esses produtos.

A redução da mortalidade por doenças inflamatórias foi significativamente maior no grupo que se alimentava freqüentemente com grãos integrais, sendo inclusive esses resultados superiores aos observados, quanto a doenças do coração e diabetes. Isso se deve, direta ou indiretamente, ao fato de que esses alimentos apresentam substâncias que inibem o estresse oxidativo (capaz de causar dano às células do organismo) e, conseqüentemente a inflamação.
Os autores sugerem que o consumo de grãos integrais deva ser estimulado, como uma prática saudável de proteger o organismo dos danos causados por processos inflamatórios e pelo estresse oxidativo.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition; 85 (6): 1606 – 1614 (June 2007)

21 de fevereiro de 2008

Energia a mil

Cuidado: "Dietas pobres em ferro podem provocar desânimo", alerta a nutricionista Roseli Rossi (SP).

Para aumentar o seu pique, experimente esta receita de clorofila congelada, que é uma excelente fonte desse mineral

Ingredientes
1 prato (sobrem.) de couve-manteiga crua
4 col. (sopa) de salsinha
1 col. (sopa) de hortelã
1/2 copo de água

Preparo
Lave os vegetais, seque-os no papel toalha e bata no liquidificador ou mixer por alguns segundos. Coloque a mistura em fôrmas de gelo e leve ao congelador por 4 horas.

Rendimento: 12 cubos.

Consumo
A polpa só pode ser utilizada diluída em água ou para enriquecer diversos tipos de drinques, shakes, sucos ou vitaminas.

Cada cubo de clorofila tem 3 cal.
fonte: Revista Corpo a Corpo (www.corpoacorpo.com.br)
Eu experimentei e adorei....

18 de fevereiro de 2008

Receita de Hoje - Torta Light de Aveia

Experimentei essa torta ontem....fiquei apaixonada, muito simples de ser feita e é ótima para regular o intestino....e mais....tem baixas calorias....



Torta Light de Aveia



Ingredientes:

8 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
2 xícara(s) (chá) de Aveia em flocos finos Quaker
4 colher(es) (sopa) de adoçante em pó
4 colher(es) (sopa) de margarina light (Becel, Doriana light, Qualy Light)



Recheio

1 1/2 xícara(s) (chá) de leite desnatado
3 colher(es) (sopa) de adoçante em pó
Essência de baunilha a gosto
1 1/2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo

Cobertura


9 unidade(s) de uva rubi
3 unidade(s) de kiwi
12 unidade(s) de morango



Massa:
Misture a margarina, a aveia, a farinha de trigo e o adoçante. Coloque a massa numa assadeira com fundo removível, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio. Reserve.



Recheio:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar (sem parar de mexer).



Montagem:
Retire a massa, acrescente o recheio e enfeite com as frutas.

Rendimento: 10 porções
Calorias por porção: 175 Kcal

OBS: Essa receita pode ser feita em forminhas de tortinhas individuais...

12 de fevereiro de 2008

Adoçante engorda mais que açucar???...Será????

Outro dia, foi divulgado pelo Fantástico o teste do INMETRO onde foram testadas as principais marcas de pães "light" do mercado e para surpresa dos consumidores dessa linha de pães, todos foram REPROVADOS, concluindo que nenhum pão que se diz light é light
Agora surge mais uma novidade no mundo "LIGHT": Adoçante engorda mais que açúcar.

"No caso dos ratos, quando tomaram iogurte com açúcar, o corpo começou a queimar calorias, normalmente. Nos ratos alimentados com adoçante artificial, o organismo não conseguiu calcular quantas calorias recebeu e, em vez de queimar, armazenou ainda mais calorias. Os ratos acabaram comendo muito mais do os que não estavam em dieta".


Agora fica a grande pergunta...se o adoçante (sacarina, ciclamato, frutose, stévia) engordam mais que açucar refinado, como ficam os diabéticos???....acredito que eles não pensam que AÇUCAR LIGHT NÃO SERVE PARA DIABÉTICOS, pois tem sacarose e sucralose, ou seja é açucar tb, e que tb isso vai virar um rebu danado entre diabéticos e tb naqueles que se utilizam do adoçante para diminuição de peso e calorias....

Creio que havera uma grande queda nas vendas de adoçantes depois da publicação dessa pesquisa.

E para pensar...e pensar muito....

Bjosss

10 de fevereiro de 2008

Receita de Hoje - Panqueca de Cenoura com Queijo

A receita de hoje tirei da revista Dieta Já, de 1997 que eu tenho em casa....fiquei curiosa em prepara-la hoje (domingo)...fiquei maravilhada...a receita é maravilhosa, muito saborosa, bem leve....
A massa é feita com cenoura...tem um sabor divino....
Hoje aqui em casa tive até uma degustadora...minha amiga Cristiane, Tina para os amigos bem chegados....ela amou a receita e até me pediu que publicasse no blog para que ela copiasse...rsss..
Obrigada Tina por ter gostado da receita...fiquei muito feliz...






Panqueca de Cenoura com Queijo


Ingredientes: Massa
1 copo (240 ml) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
1 cenoura bem cozida
margarina light (ou becel) para untar

No liquidificador bata todos os ingredientes, com exceção da margarina. Em uma frigideira antiaderente pequena, untada com a margarina, faça panquecas bem finas.


Ingredientes: Recheio
150gr de queijo branco light
100 gr de blanquet de peru ou peito de peru
sal a gosto
1 colher de chá de cebola ralada (ou bem picadinha)
1 colher (sopa) de salsa ou coentro bem picado

Passe o queijo e o peru no processador de alimentos (quem não tem o processador pode picar bem com faca mesmo). Tempere com sal, a cebola e a salsa. Recheie as panquecas


Ingredientes: Molho

1/2 copo (120ml) de requeijão light
1 xicara (chá) de leite desnatado
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de farinha de trigo

No liquidificador, bata todos os ingredientes. Coloque em uma panelae leve ao fogo baixo para engrossar. Cubra as panquecas e sirva.

Rendimento: 8 porções
Calorias por porção : 148 kcal

OBS. pode-se salpicar queijo branco, parmesão por cima ...eu reservei um pouco do recheio e polvilhei po cima...ficou maravilhoso em bem leve



Panqueca de cenoura com Queijo


























































6 de fevereiro de 2008

E a borboletinha....

voou mais um pouco....são 2,2kg eliminados em quase 4 semanas...isso é maravilhoso....mesmo eu tenho dado umas escapadinhas, como ontem, comi 4 esfihas do habib's, mais batata e refrigerante (coca zero)....

Como eu disse , dieta com restrição não da certo....liberar um dia da semana para sair da dieta faz muito bem....

Ah...não sei se vcs viram, mas fiz uma Ada virtual..rsss..vão até o final da página e verão eu com antigos 78.4 kg e futuramente com 58kg...ficou muito bacana...

E pra comemorar tirei uma receita da Lucilia Diniz, criadora do metodo GoodLight...foi uma técnica criada por ela para emagrecer 60 kg...isso mesmo, vcs não leram errado...ela eliminou 60 kg que estavam destruindo a vida dela...ela criou uma linha de produtos que levam o mesmo nome (pão, gelatinas, torradas, maioneses, adoçantes, etc)

A receita de hoje é uma salada que eu adorei....e só tem 40kcal.....voces vão adorar...e o molho é feito de chá verde...pode abusar dessa salada antes da refeição principal, pois como tem fibras certamente você não comera muito dos pratos quentes.

Modismos à parte, o chá verde continua a ser um superalimento em razão de seu incrível poder antioxidante. Por isso, abuse de sua versatilidade, incluindo-o até mesmo no molho de salada. Você verá a diferença no sabor e na quantidade de nutrientes extras que virão agregados.

Salada com molho de chá verde

Ingredientes
¼ de xícara (chá) de folhas de chá verde
¼ de xícara (chá) de suco de limão
3 colheres (sopa) de shoyu light
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 cenoura ralada
½ maçã ralada
2 pratos cheios de folhas verdes (alface, rúcula, agrião, etc.)

Preparo
Em uma tigela pequena, misture as folhas de chá, o suco de limão, o shouyu e o gengibre. Deixe descansar por 30 minutos. Passe por uma peneira e descarte os sólidos. A parte, misture as folhas com a cenoura e a maçã. Antes de servir, acrescente o molho e mexa bem.

Rendimento: 4 porções
Calorias: 40 kcal cada

3 de fevereiro de 2008

Chá Verde: Benefícios comprovados cientificamente

A cultura de beber chá nasceu quase 3.000 anos antes de Cristo, e, atualmente, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água.
A importância do chá para a saúde humana tem sido cada vez mais comprovada cientificamente, sendo o chá verde um dos que possui mais propriedades que auxiliam no combate a doenças.

Consumido no mundo inteiro, ele é capaz de controlar ou até mesmo evitar doenças como colesterol alto, problemas digestivos, além de neutralizar os radicais livres e ajudar no emagrecimento.“O chá verde pode ser misturado com outros sabores como capim cidreira, hortelã, camomila, entre outros. Assim, a degustação fica mais prazerosa”, afirma Maria Laura Lobo, farmacêutica da Meissen , empresa de produtos naturais.

O chá também previne cáries, possui efeito anti-estresse, antiinflamatório e antigripal.Para qualquer ocasião, o consumo do chá é sempre bem vindo!

fonte: site www.delas.com.br

2 de fevereiro de 2008

Diet e Light - Afinal qual a diferença?????


O consumo dos alimentos diet e light cresceu progressivamente nos últimos anos. As opções também, já que as prateleiras dos supermercados estão recheadas com esses produtos. São iogurtes, chocolates, refrigerantes, sopas, sorvetes, etc. Trata-se de um mercado novo que visa atender consumidores especiais e cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde.

Porém poucos destes sabem diferenciar um produto do outro e acabam se confundindo no momento da aquisição. O que é um alimento diet? E um light? Que diferenças existem entre eles? Essas são algumas das dúvidas que rodeiam os pensamentos dos clientes dos supermercados e lojas em geral e serão aqui esclarecidas de maneira breve.

Um alimento diet é aquele destinado a dietas especiais e segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) este termo pode ser usado para dois tipos de alimentos: 1) Alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2) Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de um determinado nutriente. Assim, alimentos para diabéticos, por exemplo, que precisam ter a ingestão de açúcar controlada, não podem incluir esse nutriente. Neste caso o açúcar é substituído por adoçantes artificiais como aspartame, sacarina, ciclamato de sódio, etc.Destaca-se que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e portanto não garantirão a perda de peso daqueles que o consumirem. Um exemplo sempre citado é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas, por ser isento de açúcar (carboidrato), e não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal.

Já um alimento light, como o próprio nome diz, é mais leve, por apresentar redução do valor calórico total ou de um determinado nutriente. Esta redução deve ser no mínimo de 25% segundo a ANVISA quando comparado à versão tradicional para que um alimento seja assim denominado. A diminuição de calorias é obtida com a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura ou proteína). Deste modo se houver redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) o valor calórico final do produto não será alterado.

Muita confusão? Calma! A primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade que é permitida do nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, hipertensão, colesterol alto, etc). Este grupo deve buscar os produtos diet.É importante destacar que não se deve aumentar a quantidade consumida dos alimentos diet e light por se tratar de alimentos que apresentam redução de calorias ou de algum nutriente específico, pois neste caso o alimento perderá sua finalidade. Para evitar problemas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos no momento da compra e consumo para que eles atendam seus objetivos da melhor forma possível.

(Luana Caroline dos Santos e Natacha Toral são nutricionistas da Nutrociência Assessoria em Nutrologia e Especialistas em Adolescência para equipe multidisciplinar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)).
fonte: Site da Danone (www.danone.com.br)

NOVO BLOG!

Pessoal segue o endereço do meu novo blog: http://saudavelebelaaos40.blogspot.com Aguardo vcs todos por lá Bjos....